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OBJECTIVOS GERAIS
· Usar a Língua Inglesa em apropriação progressiva das regras do sistema e do seu funcionamento, num crescendo de adequação e fluência.
· Interpretar e produzir diferentes tipos de texto usando as competências discursiva e estratégica, com crescente autonomia.
- Desenvolver estratégias de localização da atenção sobre o discurso oral em contextos de complexidade crescente.
- Consciencializar a forma linguistica de enunciados orais em contextos de complexidade crescente.
- Desenvolver praticas de selecção de informação e reconhecer a organização do discurso oral em diferentes contextos.
- Interagir activamente em contextos sociais diversificados de complexidade crescente.
- Desenvolver práticas de avaliação da sua performance como ouvinte.
- Desenvolver práticas diversas de observação do discurso oral em contextos de complexidade crescente.
- Desenvolver estratégias de compensação da comunicação oral em diversos contextos.
- Desenvolver o avaliar práticas de estruturação do discurso oral em contextos diferentes.
- Desenvolver processos de antecipação à leitura em contextos diversos.
- Desenvolver processos de avaliação do texto e da leitura em contextos de complexidade crescente.
- Desenvolver processos de preparação de escrita em contextos diferentes.
- Desenvolver processos de construção de texto em contextos diversos.
- Desenvolver processos de reescrita e avaliação em diversos contextos .
· Relacionar-se com a cultura anglo-americana, questionando padrões de comportamento diversificados.
· Manifestar, pela partilha de informações, ideais e opiniões, atitudes positivas perante universos culturais e sociais diferenciados – o(s) colega(s), o professor, a(s) cultura(s) - alvo (Grã-Bretanha e Estados Unidos).
- Caracterizar o seu universo sociocultural e o de outros - o(s) colega(s), o professor, a(s) cultura(s) alvo.
· Integrar e desenvolver na sua prática atitudes de responsabilidade, cooperação e solidariedade.
· Desenvolver estratégias de superação de dificuldades e resolução de problemas, aceitando o risco como forma natural de aprender.
· Assumir a sua individualidade / singularidade pelo confronto de ideias e pelo exercício do espírito crítico.
· Utilizar e desenvolver estratégias adequadas à organização do seu processo de aprendizagem.
- Desenvolver práticas de interacção social da sala de aula - grupo/ par/ classe.
- Desenvolver atitudes reveladoras de crescente independência face ao professor e aos colegas.
- Desenvolver formas de auto-aprendizagem.
· Desenvolver o gosto pela leitura extensiva em Língua Inglesa.
- Desenvolver práticas diversas de sensibilização à leitura extensiva em contextos de complexidade crescente.
- Desenvolver processos de interacção com o texto de leitura extensiva em contextos diversos
- Desenvolver processos de apreciação de texto em diferentes contextos.
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COMPREENDER » | OUVIR / VER textos orais e audiovisuais de natureza diversificada adequados aos desenvolvimentos intelectual, sócio-afectivo e linguístico do apreendente |
» | LER textos escritos de natureza diversificada adequados aos desenvolvimentos intelectual, afectivo e linguistico do apreendente |
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Desempenhos esperados no final da Educação básica | Processos de aprendizagem ao longo da Educação básica |
Identificação de uma tarefa a realizar a partir de instruções de execução (actividade escolar, utilização de um objecto, realização de um percurso). - Identificação de informações em função de um objectivo preciso a partir de textos informativos (cartaz, aviso, anúncio, programa, mapa, enciclopédia, embalagem, etiqueta ... ) - Identificação de informações em função de um objectivo preciso, a partir de diálogos usuais na vida quotidiana. - Identificação de uma personagem, objecto, lugar, a partir da sua descrição (apresentação de uma personagem, região, cidade, paisagem, objecto). - Identificação num texto narrativo de sequênciasde acontecimentos de personagens e lugares e suas características de momentos. - Identificação de mensagens em textos de relação social e interpessoal. - Identificação de traços característicos da sociedade e da cultura das comunidades que usam a língua. - Estabelecimento de relações afinidades/ diferenças - entre a cultura de origem e a cultura estrangeira. | - Utilizar conhecimentos prévios sobre o assunto do texto na formulação de hipóteses de sentido. - Associar marcas textuais (título, formato, ilustração, palavras-chave, entoações, gestos) ao assunto e ao tipo de texto. - Associar marcas / unidades linguísticas do texto ou fornecidas pelo professor (léxico, estruturas gramaticais, categorias semânticas) às ideias principais e secundárias. - Deduzir o sentido de palavras e de estruturas gramaticais desconhecidas a partir do contexto, da análise morfológica das palavras e da analogia / contraste com a língua materna. - Relacionar elementos do texto que permitam confirmar hipóteses de sentido (elementos lexicais utilizados na referência a uma personagem, a um objecto, a uma nação...) - Prescindir de compreender o significado de palavras que não são essenciais à compreensão do sentido do texto. |
INTERAGIR » | OUVIR / FALAR em situações de comunicação diversificadas |
» | LER / ESCREVER em situações de comunicação diversificadas |
· Perfis de saída - O aluno compreende os pontos essenciais de um texto em linguagem corrente sobre assuntos do quotidiano, aspectos relativos à escola, aos tempos livres, aos tempos actuais e assuntos do seu interesse pessoal, quando o discurso é claro e pausado. Entende acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos.
Desempenhos esperados no final da Educação básica | Processos de aprendizagem ao longo da Educação básica |
- Participação em conversas sobre assuntos do quotidiano. - Resposta a inquéritos sobre a vida quotidiana. - Participação em conversas no contexto das actividades da aula. - Recepção / produção de mensagens em situações de relação interpessoal e social: carta, postal, bilhete, convite, utilizando canais diversificados. - Auto-apresentação e apresentação de outras pessoas a partir de tópicos (elementos de identificação, situação familiar, características pessoais, gostos, hábitos) e/ou de elementos linguísticos. - Entrevista, conversa telefónica (autêntica / simulada) a partir de tópicos e / ou elementos linguísticos. - Adequação de comportamentos comunicativos tendo em conta - os traços característicos da sociedade e da cultura das comunidades que usam a língua; - afinidades/ diferenças entre a cultura de origem e a cultura estrangeira. | - Caracterizar o contexto do acto comunicativo com previsão de possíveis trocas verbais / realizações linguísticas. - Seleccionar no conjunto de saberes disponíveis, enunciados, estruturas linguísticas e vocábulos necessários aos desempenhos comunicativos. - Cooperar mutuamente no esclarecimento designificados, de intenções comunicativas - Compensar insuficiências mediante recurso a mímica, gestos, substituições lexicais, entoações ... - Avaliar o grau de adequação do desempenho à situação de comunicação, ao interlocutor, à intenção de comunicação, ao assunto |
PRODUZIR » | FALAR / ESCREVER - Produzir textos orais e escritos correspondendo a necessidades específicas de comunicação |
Desempenhos esperados no final da Educação básica | Processos de aprendizagem ao longo da Educação básica |
- Relatos de episódios / acontecimentos da vida quotidiana a partir de tópicos e / ou elementos linguísticos. - Narração de episódios / acontecimentos da vida quotidiana (página de diário, textos biográficos, notícia de jornal ... ) a partir de suportes vários: imagens, situações, tópicos e / ou meios linguisticos. - Exposição de pontos de vista e registo estruturado de informações recolhidas em fontes diversas. - Reprodução / recriação de textos com características poéticas a partir de suportes vários: um tópico, um som, uma letra, uma palavra-chave. - Adequação de comportamentos comunicativos tendo em conta: - os traços característicos da sociedade e da cultura das comunidades que usam a língua; - Afinidades / diferenças entre a cultura de origem e a cultura estrangeira. | - Caracterizar o contexto do acto comunicativo, tendo em vista a adequação do texto a produzir. - Seleccionar, no conjunto de saberes disponíveis, enunciados, estruturas linguísticas e vocábulos necessários aos desempenhos comunicativos. - Compensar insuficiências mediante recurso a mímica, gestos entoação e a construção sintácticas mais simples. - Rever o texto com utilização de códigos de correcção, consulta de dicionários e gramáticos. - Rescrever o texto, no sentido do seu aperfeiçoamento. Recolher elementos de apoio: textos, léxico, estruturas gramaticais. |
· Perfis de saída - O aluno produz, de forma simples e breve mas articulada, enunciados para narrar, descrever, expôr informações e pontos de vista. O aluno escreve textos simples e articulados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse, organizando-os com sequência lógica.