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OBJECTIVOS GERAIS

·        Usar a Língua Inglesa em apropriação progressiva das regras do sistema e do seu funcionamento, num crescendo de adequação e fluência.
·        Interpretar e produzir diferentes tipos de texto usando as competências discursiva e estratégica, com crescente autonomia.
-          Desenvolver estratégias de localização da atenção sobre o discurso oral em contextos de complexidade crescente.
-          Consciencializar a forma linguistica de enunciados orais em contextos de complexidade crescente.
-          Desenvolver praticas de selecção de informação e reconhecer a organização do discurso oral em diferentes contextos.
-          Interagir activamente em contextos sociais diversificados de complexidade crescente.
-          Desenvolver práticas de avaliação da sua performance como ouvinte.
-          Desenvolver práticas diversas de observação do discurso oral em contextos de complexidade crescente.
-          Desenvolver estratégias de compensação da comunicação oral em diversos contextos.
-          Desenvolver o avaliar práticas de estruturação do discurso oral em contextos diferentes.
-          Desenvolver processos de antecipação à leitura em contextos diversos.
-          Desenvolver processos de avaliação do texto e da leitura em contextos de complexidade crescente.
-          Desenvolver processos de preparação de escrita em contextos diferentes.
-          Desenvolver processos de construção de texto em contextos diversos.
-          Desenvolver processos de reescrita e avaliação em diversos contextos .
·        Relacionar-se com a cultura anglo-americana, questionando padrões de comportamento diversificados.
·        Manifestar, pela partilha de informações, ideais e opiniões, atitudes positivas perante universos culturais e sociais diferenciados – o(s) colega(s), o professor, a(s) cultura(s) - alvo (Grã-Bretanha e Estados Unidos).
-          Caracterizar o seu universo sociocultural e o de outros - o(s) colega(s), o professor, a(s) cultura(s) alvo.
·        Integrar e desenvolver na sua prática atitudes de responsabilidade, cooperação e solidariedade.
·        Desenvolver estratégias de superação de dificuldades e resolução de problemas, aceitando o risco como forma natural de aprender.
·        Assumir a sua individualidade / singularidade pelo confronto de ideias e pelo exercício do espírito crítico.
·        Utilizar e desenvolver estratégias adequadas à organização do seu processo de aprendizagem.
-          Desenvolver práticas de interacção social da sala de aula - grupo/ par/ classe.
-          Desenvolver atitudes reveladoras de crescente independência face ao professor e aos colegas.
-          Desenvolver formas de auto-aprendizagem.
·        Desenvolver o gosto pela leitura extensiva em Língua Inglesa.
-          Desenvolver práticas diversas de sensibilização à leitura extensiva em contextos de complexidade crescente.
-          Desenvolver processos de interacção com o texto de leitura extensiva em contextos diversos
-          Desenvolver processos de apreciação de texto em diferentes contextos.


COMPREENDER   »

OUVIR / VER  textos orais e audiovisuais de natureza diversificada adequados aos desenvolvimentos intelectual, sócio-afectivo e linguístico do apreendente
»
LER textos escritos de natureza diversificada adequados aos desenvolvimentos intelectual, afectivo e linguistico do apreendente



Desempenhos esperados no final da Educação básica

Processos de aprendizagem ao longo da Educação básica
Identificação de uma tarefa a realizar a partir de instruções de execução (actividade escolar, utilização de um objecto, realização de um percurso).
- Identificação de informações em função de um objectivo preciso a partir de textos informativos (cartaz, aviso, anúncio, programa, mapa, enciclopédia, embalagem, etiqueta ... )
- Identificação de informações em função de um objectivo preciso, a partir de diálogos usuais na vida quotidiana.
- Identificação de uma personagem, objecto, lugar, a partir da sua descrição (apresentação de uma personagem, região, cidade, paisagem, objecto).
- Identificação num texto narrativo de sequências
de acontecimentos de personagens e lugares e suas características de momentos.
- Identificação de mensagens em textos de relação social e interpessoal.
- Identificação de traços característicos da sociedade e da cultura das comunidades que usam a língua.
- Estabelecimento de relações afinidades
/ diferenças - entre a cultura de origem e a cultura estrangeira.
- Utilizar conhecimentos prévios sobre o assunto do texto na formulação de hipóteses de sentido.
- Associar marcas textuais (título, formato, ilustração, palavras-chave, entoações, gestos) ao assunto e ao tipo de texto.
- Associar marcas / unidades linguísticas do texto ou fornecidas pelo professor (léxico, estruturas gramaticais, categorias semânticas) às ideias principais e secundárias.
- Deduzir o sentido de palavras e de estruturas gramaticais desconhecidas a partir do contexto, da análise morfológica das palavras e da analogia / contraste com a língua materna.
- Relacionar elementos do texto que permitam confirmar hipóteses de sentido
(elementos lexicais utilizados na referência
a uma personagem, a um objecto, a uma
nação...)
- Prescindir de compreender o significado de palavras que não são essenciais à compreensão do sentido do texto.

INTERAGIR        »
OUVIR / FALAR em situações de comunicação diversificadas
»
LER / ESCREVER em situações de comunicação diversificadas
· Perfis de saída - O aluno compreende os pontos essenciais de um texto em linguagem corrente sobre assuntos do quotidiano, aspectos relativos à escola, aos tempos livres, aos tempos actuais e assuntos do seu interesse pessoal, quando o discurso é claro e pausado. Entende acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos.

Desempenhos esperados no final da Educação básica

Processos de aprendizagem ao longo da Educação básica
- Participação em conversas sobre assuntos do quotidiano.
- Resposta a inquéritos sobre a vida quotidiana.
- Participação em conversas no contexto das actividades da aula.
- Recepção / produção de mensagens em situações de relação interpessoal e social: carta, postal, bilhete, convite, utilizando canais diversificados.
- Auto-apresentação e apresentação de outras  pessoas a partir de tópicos (elementos de identificação, situação familiar, características pessoais, gostos, hábitos) e/ou de elementos linguísticos.
- Entrevista, conversa telefónica (autêntica / simulada) a partir de tópicos e / ou elementos linguísticos.
- Adequação de comportamentos comunicativos tendo em conta
- os traços característicos da sociedade e da cultura das comunidades que usam   a   língua; - afinidades/ diferenças entre a cultura de origem e a cultura estrangeira.
- Caracterizar o contexto do acto comunicativo com previsão de possíveis trocas verbais / realizações linguísticas.
- Seleccionar no conjunto de saberes disponíveis, enunciados, estruturas linguísticas e vocábulos necessários aos desempenhos comunicativos.
- Cooperar mutuamente no esclarecimento de
significados, de intenções comunicativas
- Compensar insuficiências mediante recurso a mímica, gestos, substituições lexicais, entoações ...
- Avaliar o grau de adequação do desempenho à situação de comunicação, ao interlocutor, à intenção de comunicação, ao assunto
· Perfis de saída - O aluno participa, sem preparação prévia, numa conversa simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade. O aluno compreende mensagens, cartas pessoais e formulários e elabora respostas adequadas nestas situações de interacção.

PRODUZIR     »
FALAR / ESCREVER - Produzir textos orais e escritos correspondendo a necessidades específicas de comunicação


Desempenhos esperados no final da Educação básica

Processos de aprendizagem ao longo da Educação básica
- Relatos de episódios / acontecimentos da vida quotidiana a partir de tópicos e / ou elementos linguísticos.
- Narração de episódios / acontecimentos da vida quotidiana (página de diário, textos biográficos, notícia de jornal ... ) a partir de suportes vários: imagens, situações, tópicos e / ou meios linguisticos.
- Exposição de pontos de vista e registo estruturado de informações recolhidas em fontes diversas.
- Reprodução / recriação de textos com características poéticas a partir de suportes vários: um tópico, um som, uma letra, uma palavra-chave.
- Adequação de comportamentos comunicativos tendo em conta:
- os traços característicos da sociedade e da cultura das comunidades que usam a língua;
- Afinidades / diferenças entre a cultura de origem e a cultura estrangeira.
- Caracterizar o contexto do acto comunicativo, tendo em vista a adequação do texto a produzir.
- Seleccionar, no conjunto de saberes disponíveis, enunciados, estruturas linguísticas e vocábulos necessários aos desempenhos comunicativos.
- Compensar insuficiências mediante recurso a mímica, gestos entoação e a construção sintácticas mais simples.
- Rever o texto com utilização de códigos de correcção, consulta de dicionários e gramáticos.
- Rescrever o texto, no sentido do seu aperfeiçoamento. Recolher elementos de apoio: textos, léxico, estruturas gramaticais.

· Perfis de saída - O aluno produz, de forma simples e breve mas articulada, enunciados para narrar, descrever, expôr informações e pontos de vista. O aluno escreve textos simples e articulados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse, organizando-os com sequência lógica.