1 – Aprendem gramática antes de falar inglês!
De todos os crimes que são cometidos contra quem está
aprendendo a falar inglês fluente esse é o maior. Você já
observou que quem melhor aprende uma nova língua são as
crianças e você já viu em algum lugar no mundo uma criança
aprender gramática antes de falar?
Se você aprender
gramática enquanto estiver falando inglês, na hora de
falar você vai ficar pensando sobre a gramática e não
sobre falar inglês!
Na hora de falar, nós não temos tempo de pensar em regras
gramaticais, precisamos pensar em inglês como fazemos em
português, não podemos ficar pensando a respeito de passado,
presente, futuro, pretérito perfeito, pronomes e artigos. Preste
atenção,
americanos não aprendem regras gramaticais
antes de chegar ao colegial e aprendem para escrever
inglês não para falar inglês.
Eu pesquisei uma escola aqui do Brasil que usa um
método americano, curioso é que lá nos Estados
Unidos eles ensinam qualquer pessoa a falar uma nova
língua em alguns meses e aqui no Brasil eles levam
anos para ensinar… Adivinhe qual é a diferença do material
brasileiro para o material americano?
O americano não tem
gramática e o brasileiro tem! Quer travar na hora de
falar inglês? Aprenda gramática antes de falar! Vai ficar
gaguejando ao tentar encaixar a gramática no meio da fala e
com isso o inglês não sai! Pronto para fazer o teste definitivo?
Tente pensar na gramática que você usa diariamente antes de
falar português. Uso predicativo do sujeito? Uso advérbio?
Objeto direto ou indireto? Será que esse verbo é passado ou
pretérito mais que perfeito? Eu duvido que você não vai gaguejar!
Fuja de qualquer escola que queira ensinar gramática
antes de você falar inglês! Isso vai acabar com as suas
chances de ser fluente, isso vai acabar com a suas
chances de pensar em inglês!
2 – Usam livros de inglês e não o inglês da vida real!
Os livros de inglês não são feitos para a vida real, são
feitos para ensinar você a ler, sendo que 80% do seu
aprendizado deve ser de falar e ouvir! Seja honesto, se
você pudesse escolher: um livro de inglês ou um filme de
Hollywood; um livro de inglês ou uma peça de teatro; um livro
de inglês ou um áudio no seu
MP3 ou
IPOD; um livro de
inglês ou toda a internet; um livro de inglês ou
CNN, BBC,
OPRHA, DAVID LETERMAN; um livro de inglês ou um
áudio book que você pode ouvir vez após vez, após vez, após
vez; o que você escolheria?
Eu desafio você a participar da minha pesquisa,
pergunte entre seus amigos ou colegas que tenham
estudado inglês até que encontre a seguinte resposta:
“Eu não falo, mas até que leio bem”, e você pode dizer: Aposto
que você estudou até hoje em escolas que usam livros de inglês!
Então já sabe, se quiser aprender a ler é só estudar com
livros de inglês, mas se quiser pensar em inglês precisa
usar material da vida real!
3 – Aprendem primeiro a ler antes de aprender a ouvir.
Você ensinaria um bebê ou mesmo uma criança a ler
antes de aprender a ouvir? Não se você estiver em seu juízo
perfeito! Quer saber a ordem de como uma criança aprende?
1º Ouve, 2º Entende, 3º Fala, 4º Lê e 5º Escreve. Imagine
que seu cérebro fosse um cofre e essa fosse a combinação para
abrí-lo, se alguém coloca a ordem errada a culpa é do cérebro
que não entende (não abre) ou de quem usa a combinação
errada?E a resposta é obvia,
você não precisa voltar a ser
criança para aprender uma segunda língua, no caso o
inglês, você só precisa usar as mesmas estratégias que
as crianças usam e isso somado à sua experiência
multiplica a velocidade do seu aprendizado por 30.
Se você começa um curso de inglês lendo um livro de inglês
tem muita coisa errada. Então se você quiser
pensar em
inglês tem que seguir essa ordem: primeiro você vai
aprender a ouvir, falar, ler e escrever e quando
dominar essas habilidades, aí sim vai pensar em inglês!
4 – Cada um tem um jeito único de aprender!
Você não fica com raiva quando numa sala de aula
todos assistem à mesma aula e os outros aprendem e
você não? A resposta é: porque em uma sala de aula cada
aluno tem um estilo e quando o seu estilo é o mesmo do
professor você aprende com mais facilidade. Acontece que,
muitas vezes, quando o professor tem um estilo diferente do
seu, o aprendizado fica quase impossível para algumas pessoas.
Eu vou ensinar como você pode saber qual é o seu
estilo individual de aprendizagem e como agir quando
você encontra um professor que tem um estilo diferente do seu.
5 – Não tiram proveito das novas tecnologias!
Pense em um centro cirúrgico há 100 anos… Pense em
um centro cirúrgico hoje (lembre-se, há 100 anos não
existia centro cirúrgico!). Pense em uma sala de aula há
100 anos… Pense em uma sala de aula hoje (lembre-se, há 100
anos já existiam salas de aula). O progresso da medicina é
incomparável com o progresso da educação. Há 100 anos era
aluno sentado na cadeira e
professor com o sistema GLS:
giz, lousa e saliva! Os livros de papel foram substituídos por
livros eletrônicos, ficar sentado passivamente foi substituído
por ouvir um Ipod ou MP3, o giz e a lousa substituídos pelo
computador e muito mais; músicas, filmes, internet, o mundo
globalizado é um laboratório que
99,99% das escolas não usam
para ensinar inglês.
Ou as escolas de inglês mudam rapidamente ou entrarão
em colapso, porque o mundo em que vivemos está
mudando 30 vezes mais rápido que as escolas de inglês