sábado, 19 de março de 2011


HOW TO SPEAK THESE SENTENCES IN THE  DAY BY DAY CONVERSATION

1.      “Faz  (...) anos que...” : : 

 Faz 10 anos que ele morreu                           It has been 10 years since he died                   
 Faz muito tempo que eles se mudaram?       Has it been very long since they moved?

2. “Eu quero que…”, “Eu gostaria que..”

  Eu quero que ele venha                                  I want him to come   Eu gostaria que ele viesse                              I would like him to come   Você gostaria que eu fosse lá?                       Would you like me to go there?
  Ele queria que ela fosse lá                              He wanted her to go there

3.      “Eu gostaria...”  (I wish)
  Eu gostaria de poder comprar um carro novo        I wish I could buy a new car   Eu gostaria que ela viesse me ver                          I wish she would come to see me   Eu gostaria que ele estivesse aqui agora                I wish he was here now

4.      “Será que...”  (I wonder if)

   Será que vai chover amanhã?             I wonder if it will rain tomorrow
  
Será que ele sabe disso?                    
I wonder if he knows about this

5.      “Demorar”, “levar tempo”
Ele leva (demora) duas horas para...      It takes him two hours to...
Você levaria vários dias para                 It would take you several days to…
Mary levará muitas horas para…           It will take Mary many hours to…
Quanto tempo leva para…                     How long does it take to…
Leva-se um certo tempo para…             It takes a while to…

6.      “Já era hora de…”

Já era hora de você ir pra cama!             It’s time you went to bed!
Já era hora de ela pagar esta conta!        It’s time she paid this Bill!

7.      “Um dia sim, um dia não”

Ele estuda inglês dia sim dia não                  He studies English every other day
Eles vão para a Europa ano sim ano não      They go to Europe
every other year

8.      “A cada (...) dias”

 Ela vai a São Paulo a cada duas semanas         She goes to São Paulo every two weeks  Eles viajam para os EUA a cada cinco anos    They travel to USA every five years

9.      “Não ...mais...” (anymore / any longer / no longer)

Susan não trabalha mais aqui                      Susan doesn’t work here anymore (any longer)                                                                     Susan no longer works here
10.  “Eu também / Eu também não”

Estou com fome / eu também                          I am hungry / so am I
Não estou com fome / eu também não            I’m not hungry / neither am I
Ela fala Inglês / eu também                             She speaks English / so do I
Ela não fala Inglês / eu também não                She doesn’t speak English / neither do I
Ele consegue entender / eu também                He can understand / so can I
Ele não consegue entender / eu também não   He can’t understand / neither can I

11.  “Mandar lavar...”, “Mandar pintar...”

Peter mandou lavar o carro dele                 Peter had (got) his car washed
Mandei pintar minha casa                           I
had (got) my house painted

12.  Frases com sujeito indeterminado 

Dizem que...                                                   They say that…
Diz-se que…                                                  It’s said that…
Fala-se Inglês na Austrália                            English is spoken in Austrália
Não se sabe ao certo...                                   One doesn’t know exactly
Nunca se sabe o que fazer                             You never know what to do
Bateram à porta                                              Somebody (someone) knocked on the door
Estão tocando a campainha                            Somebody (someone) is ringing the bell)

13.  “Por mais que…”

Por mais que ele insista...                               No matter how  (much) he insists…
                                                                       However much he insistis…

14.  “Nem que” , “Mesmo que”

Nem que você me pague mil dólares...     Even if (though) you pay me a thousand dollars...
Nem que ela insista…                              
Even if (though) she insists...

15.  “Cada vez mais…”

Está ficando cada vez mais escuro             It’s getting darker and darker
Ele está ficando cada vez mais rico           He’s getting richer and richer
Está ficando cada vez mais caro                It’s getting more and more expensive

16.  “Quanto mais... mais”

Quanto mais você estuda, mais você aprende     The more you study, the more you learn
Quanto mais frio melhor                                     The colder, the better
Quanto mais velho, mais sábio                            The older, the wiser

17.  “Estou morrendo de vontade de...”

Estou morrendo de vontade de tomar uma cerveja           I’m dying for a beer
Ele está morrendo de vontade de ver aquele filme           He’s
dying to see that movie

18.  “Estou com vontade de...”

Estou com vontade de tomar uma cerveja                      I feel like having a beer
Se você não está com vontade, não vá!                           If you don’t feel like it, don’t go!

19.  Faltar / sobrar (Missing / Left)

Faltavam dez dólares em minha carteira      There were 10 dollars missing from my wallet
                                                                      Ten dollars were missing from my wallet
Sobram apenas duas maçãs                          There are only 2 apples left
Não sobrou nenhum dinheiro                       There’s no money left

20.  Faltar (tempo)

Faltam duas semanas para o carnaval          Carnival is two weeks away
Faltam apenas dois meses para o verão        Summer is only two months
away

21.  Faltar (para terminar)

Faltam duas páginas antes de terminar o livro       There’s 2 pages to go before finishing the book
Ainda faltam 2 anos para ele terminar o curso         He still has 2 years to go before he finishes his course

22.  “alto”   (Tall / High / Loud)

Tall = estatura de coisas estreitas (pessoas, prédios, árvores)           Peter é muito alto                                   Peter is very tall

High = altura (montanhas, nuvens) e substantivos abstratos           
          As nuvens estão muito altas hoje           The clouds are very high today
          A taxa de juros está muito alta               The interest rate is very high
Loud = volume de som                                          Ele falou em voz alta                              He spoke in a loud voice

23.  “baixo” (Short / Low)

Short = contrário de “tall”                                        Ela é muito baixa                                  She’s very short

Low  =  contrário de “high” e “loud”           
             As nuvens estão baixas                         The clouds are low              Ela falou em voz baixa                         She spoke in a  low voice

24.  “Também” (Also / Too / as well)

Also = usado no meio da frase                    Ele também gosta de estudar alemão     He also likes to study german

too / as well = usado no final da frase
             Ele estuda alemão também                     He studies german too  (as well)

25.  “Todo / toda”  (All / Whole / Every)

All = tudo, todo, todos
      Tudo que você precisa está aqui                     All you need is here       Todos os rapazes estão viajando                     All the boys are travelling

Whole = todo (inteiro)
      Eu estudei o dia todo                                        I studied the whole day       Ela comeu o bolo todo                                      She ate the whole cake

Every = todo (cada um)
      Eles viajam todos os anos                                They travel every year
      Todo aluno recebeu uma caneta                      
Every student received a pen

Nenhum comentário:

Postar um comentário